15/07/2024 às 14:31 Imagem Profissional

Luxo e Quiet Luxury

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Não sei se você é do tempo de fazer pesquisas nas bibliotecas, sem querer entregar idade de ninguém, inclusive a minha… veio até o cheiro de livro antigo, o silêncio absoluto que só se ouve o passar das páginas e o andar das pessoas pelos corredores… minha nossa, deu nostalgia aqui, risos.

Seguindo a pauta, antes de começar a falar sobre Luxo e Quiet Luxury, eu quero começar com uma pesquisa básica no dicionário (acho que hoje eu estou nostágica mesmo).

Ao ver o dicionário eu achei interessante ver maneiras tão distintas sobre o luxo. Acredito que, da mesma forma, acontece no dia a dia, entre as pessoas com a suas definições e maneiras de usá-las (até uma certa disparidade deste uso).

Como especialista em arquétipos de marca eu me deparo com circuntâncias como alguns acreditarem que para ter sucesso você tem que mostrar marcas famosas e artigos de luxo, desfilando de lá para cá, por vezes repletos de logomarcas. Há uma crença que somente um arquétipo remete ao luxo e poder, o que é um engano, não é somente um.

Todos os arquétipos vendem, outra crença também acreditarem que somente este arquétipo pode representar o luxo, claro, estamos falando do arquétipo Soberano / Governante.

Se o luxo traz um conceito de produto/serviço de qualidade superior e essa é a premissa destas marcas famosas (com combinações de arquétipos distintas) o que dizer então do Quiet Luxury? Já ouviu esse termo?

Quiet luxury é um estilo de vida mais DISCRETO sem dispensar da qualidade destes produtos ou serviços, entretanto, dificilmente se vê logomarcas por elas. Roupas de tecidos de extrema qualidade, por exemplo, o melhor linho, a melhor cashmere e experiências exclusivas, requintadas, assim o quiet luxury está presente naqueles que tem acesso aos mesmos, porém, diferente daqueles com as logomarcas dos pés a cabeça.

Para aquecer ainda mais o assunto, bolsas, relógios, joalheria e arte são ítens considerados como investimentos porque valorizam com o passar dos anos, não se tratam de supérfluos ou pompa.

Para mostrar a diferenciação da sua marca (pessoal ou corporativa) a utilização de arquétipos como estratégia faz toda a diferença e isso é comprovado por marcas conhecidas e reconhecidas nas suas áreas de atuação (diversas áreas) o quanto esta estratégia faz a diferença na comunicação e nos resultados, mas para aplicar tem um método e eu tenho tranquilidade de falar sobre isso, além de ser especialista em arquétipos, sou terapeuta, tenho 12 anos em fotografia profissional (trabalho com imagem) e 25 anos em marketing e publicidade (minha carreira no modo CLT), se quiser mais, entre em contato.

Adicionalmente, eu fiz um áudiocast sobre esta pauta, segue o link para ouvir no Spotify: clique aqui para ouvir

Me conta, já tinha feito essa reflexão sobre Luxo e Quiet Luxury? Comente aqui.

15 Jul 2024

Luxo e Quiet Luxury

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